Pérolas de Dilma Rousseff: A Ex-Presidenta à Frente do seu Tempo


Created on 11 Sep, 2021
Revision of 08 Jan, 2023
32 views
Maintainer:
Central Meme

1. Ganhar ou Perder

Dilma estava saindo de uma reunião com líderes cristãos e prometeu que não mexeria na legislação sobre o aborto. O que ela tentou explicar com toda uma trapalhada sem lógica era que seja mantendo o aborto proibido ou legalizando (ganhar ou perder a votação), haveria de qualquer forma prejuízo por causa da divisão social.

Assista aos vídeos:
Dilma - Quem ganhar quem perder Vai ganhar ou perder - 18 seg | 1,7Mi views
Dilma contra o aborto, a favor da vida e da família - 1:39 min | 9,6k views

Dilma Rousseff: Quem Ganhar ou Quem Perder

"Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder."
29 de setembro de 2010

Zoeira

Assista aos vídeos:
Bolsonaro zoa Dilma: entre Flamengo e Avaí ninguém vai ganhar nem perder - 57 seg | 92k views
Quem ganhar ou quem perder - Hillary Clinton - 13 seg | 814 views


2. Cachorro Oculto atrás das Crianças

Em 2013, no dia das crianças, Dilma participou de uma cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana e entrega de 57 máquinas motoniveladoras em Porto Alegre/RS. Durante a ocasião, ela tentou improvisar um discurso em homenagem às crianças. No entanto, mais uma vez vieram palavras sem nexo, para deleite das redes sociais.

Ouça o Áudio: Dilma, a criança e o cachorro. Mistério - 36 seg | 324k views

"Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança… o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás."
12 de outubro de 2013

Zoeira


3. Dobrar a Meta

Em 2015, durante a apresentação dos Planos e Metas do Programa Pronatec Jovem aprendiz, Dilma tentou maquiar os números pra evitar mais desgaste à sua imagem mas acabou se enrolando.

A promessa era que até 2018 fossem criadas 12 milhões de vagas no Pronatec Aprendiz. No entanto, devido ao corte de gastos da Esplanada, naquele ano estava previsto a criação de apenas 1 milhão de novas vagas, 1/3 do número de 2014. Sendo que, no dia dessa apresentação, o volume anunciado seria de apenas 15 mil novas vagas.

Diante desse cenário adverso, Dilma disse que não colocaria metas para o Pronatec Aprendiz:

Assista ao vídeo: Dilma promete dobrar a meta que não existe - 1:54 min | 754k views

"Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta."
28 de julho de 2015

Zoeira
  • Governo Dilma dobra a meta:

  • Ao chegar no bar, o amigo pergunta:
    - Vamos tomar quantas?
    - "Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta e quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta!"
    Agora tá entendido??

  • Eduardo Cunha, que um pouco antes anunciara não mais fazer parte da base aliada da presidente, lembrou da frase dela ao falar sobre reformar tributária:

    “Vamos levar, sim, à votação o projeto de votação da reforma tributária. Nossa ideia é em setembro, mais tardar em outubro. O objetivo é concluir até o fim do ano. Como diria, primeiro a gente atinge a meta, depois a gente dobra a meta. Vamos tentar atingir a meta e depois, se possível, a gente dobra.”
    18 de agosto de 2015


4. Pasta de Dente saindo do Dentifrício

Em 2013, durante os escândalos de espionagem revelados por Edward Snowden, nem mesmo o Brasil ficou de fora. Foi descoberto que a NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA espionava o governo brasileiro e empresas nacionais, tendo invadido computadores e obtido dados sigilosos.

Para avaliar o estrago, Dilma e Obama fizeram uma reunião privativa durante o encontro do G20 em São Petersburgo. Após a reunião, na coletiva de imprensa, um dos repórteres perguntou se o gênio ainda poderia voltar à garrafa, ou seja, se o mal-estar poderia ser desfeito. Dilma respondeu que, coincidentemente, usou uma metáfora equivalente com o Obama, algo semelhante ao popular: creme dental não retorna ao tubo depois de espremido. No entanto, em vez da popular dupla "creme dental + tubo", Dilma improvisou com "pasta de dente + dentifrício":

Assista o vídeo: Dilma e a Pasta de Dente que sai do Dentifrício - 41 seg | 337k views

"Eu ontem disse pro presidente Obama que era claro que ele sabia que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta pra dentro do dentifrício. Então que a gente tinha de levar isso em conta. E ele me disse, me respondeu que ele faria todo esforço político para que essa pasta de dente pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte pra dentro do dentifrício."
Encontro do G20 em São Petersburgo – 2013

ps: Pasta de dente e dentifrício são sinônimos e a presidente não percebeu seu deslize, tanto que repetiu 3 vezes.

Basicamente, Dilma disse que a pasta dental deveria voltar pra dentro dela mesmo (afinal, pasta de dente é sinônimo de dentifrício). Pra piorar, em inglês as palavras também são sinônimos perfeitos – toothpaste e dentifrice. Como será que o heroico tradutor desatou esse nó?

Depois dessa é muito provável que a NSA tenha batido em retirada pois, se a presidente do Brasil tem esse QI, certamente não encontrarão nenhum documento útil por aqui.

Caixa de Pândora

Em 2015, eis que a Dilma abre a caixa de Pandora (que de acordo com a mitologia grega deveria ficar fechada por conter todos os males da humanidade) e saca um espanhol com circunflexo e ─ pasmem ─ novamente a tal pasta que sai do dentifrício:

Assista o vídeo: Dilma, a caixa de Pândora e o dentifrício 2:42 min | 64k views

Você abre a caixa de Pandora com a guerra e depois dentro da caixa de Pandora você não sabe da onde que sai. Você não coloca pra dentro a pasta de dente depois que saiu do dentifrício. E é isso que nós queremos alterar.
Reunião de Cúpula do G4, NY – 26 de setembro de 2015


Mais Pérolas …

  • "(…) Considerando a capacidade de distribuir o seu desenvolvimento com a sua população, transformar o mundo significa, necessariamente, levar a cada uma das pessoas as melhores condições de vida, né, Aldo?, desde a Arca de Noé."
  • "A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente." (Entrevista concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, às rádios Gaúcha, Guaíba e Osório)
  • "A História será implacável com aqueles que hoje se julgam vencedores.⁠"
  • "A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um princípio essencial da democracia."
  • "A imprensa que constrói uma democracia é a imprensa que fala o que quer, dá opinião que quer e se manifesta do jeito que bem entende."
  • "A mulher abre o negócio, tem seus filhos, cria os filhos e se sustenta, tudo isso abrindo o negócio." ( Dia Internacional da Mulher em 2014)
  • "A prisão de Lula é uma evidência de que nós vivemos tempos em que medidas de exceção convivem com o sistema democrático."
  • "A tocha olímpica, sem dúvida, é muito bonita, ela é verdadeiramente fantástica. Aquelas cores, o Nuzman estava me explicando, porque isso é um protótipo, elas mudam. As cores internas mudam. E também que a tocha se move. Então, eu digo, diante da tocha, com uma insistência que o Galileu disse diante da inquisição: “E pur si muove!” Ou seja, “E apesar de tudo se move!”. E eu considero, Nuzman, que você tem toda a razão."
  • "A Zona Franca de Manaus, ela está numa região, ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.⁠"
  • "Ainda restam 16 milhões de miseráveis. Não é uma Argentina, mas um Chile."
  • "Antes de Lula, o Brasil estava afunhunhado."
  • "Apesar de receber o peso da injustiça nos meus ombros, continuei lutando pela democracia."
  • "Aprovamos o Plano Real e mais do que isso levamos à frente e o utilizamos de forma adequada."
  • "Aqui no estado do Ceará. Não, no estado do Pará. Desculpa, gente. É que fui pro Ceará, tá? Ontem eu tava no Ceará. Aqui eu não falei uma coisa. Ah, não, falei sim, né?"
  • "Até agora a energia hidrelétrica é a mais barata em termos do que ela dura da sua manutenção e também pelo fato da água ser gratuita, e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também. Mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento."
  • "Como que um país que… o país que produz mais álcool etanol no mundo não é capaz de produzir gel com álcool pra poder… é… é… levar as populações a ter, quando não tem água, ter acesso a álcool?"
  • "E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho. E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil.", (abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas)
  • "E por que hoje? Porque era o dia que eu podia e ele podia. Eu podia, quase que eu não podia, tá? Porque eu vin…, eu vinha pra cá."
  • "É só fazer um raciocínio: temos eleições a cada dois anos no Brasil. Tudo o que o governo fizer é campanha eleitoral."
  • "É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos."
  • "Em condições de poder, a mulher deixa de ser vista como objeto frágil e isso é imperdoável. Aí começa a história da mulher dura. É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos."
  • "Então, para mim essa bola é um símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas [erguendo uma bola feita de folhas], nós nos transformamos em homo sapiens, ou mulheres sapiens." (abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas)
  • "Eu já entendi que você entende, pois se você não tivesse entendido não entenderia que você teria entendido para ser explicado antes de você entender."
  • "Eu não tenho a mesma posição histórica do presidente Collor. Agora, se ele quiser apoiar minha candidatura, é um problema da liberdade democrática."
  • "Eu posso não ter experiência de governar como eles governaram com estagnação, desigualdade e desemprego, agora governar gerando emprego, distribuição de renda, tirando 24 milhões da pobreza e 31 milhões elevando à classe média, eu sei muito bem fazer."
  • "Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo." (Lançamento da retomada da produção de insulina humana no Brasil – 2013)
  • "Eu sempre escuto os prefeitos. Por que é que eu escuto os prefeitos? Porque é lá que está a população do país, ninguém mora na União, ninguém mora… Onde você mora? Ah, eu moro no Federal.” (entrega de máquinas e de assinatura das ordens de serviço da BR-158 e da BR-487 – Campo Mourão/PR)
  • "Eu tinha que sair de Zurique, podia ir para Boston, ou pra Boston, até porque… vocês vão perguntar, mas é mais longe? Não é não, a Terra é curva, viu?"
  • "Eu vi. Você veja… Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar." (Dilma – 2010)
  • "Já que eu falei de transporte eu vou falar, ao mesmo tempo, do aeroporto. O aeroporto que é uma outra forma de transporte. Aliás, outra infraestrutura, me desculpe, outra infraestrutura de transporte, para uma outra forma que é a forma dos aviões que são essenciais nesse país continental." (implantação do BRT Norte-Sul, em Goiânia)
  • "Lamento a campanha absolutamente difamatória que fazem contra mim, dizendo que estou utilizando o nome de Cristo para falar que nem ele me derrotava na eleição. Eu acho isso um absurdo, uma calúnia e uma vilania contra mim. Como vocês sabem que sou cristã, eu jamais usaria o nome de Cristo em vão."
  • "Meu compromisso é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos."
  • "Na vida a gente não sobe de salto alto."
  • "Não aceito propaganda de opções sexuais."
  • "Não acredito que tenha alguém acima da corrupção. Acho que todo mundo pode cometer corrupção."
  • "Não chore! Não é necessário chorar para sofrer. Você sofre. Sem chorar."
  • "Não posso ser responsabilizada pelo que faz o filho ou parente de alguém."
  • "Não, querido, eu acho que o meu mandato é, eu diria assim, mais firme do que essa rede. Agora, a rede, eu acho que ela tem um lado lúdico, sabe? Porque isso que as crianças gostam tanto no pavilhão. Porque, quando você está lá em cima… Eu não posso ficar aqui brincando, não é? Então… Mas você percebe direitinho como é que dá para brincar, porque se você inclinar para um lado e, imediatamente, virar para o outro, você fica balançando mesmo, você consegue equilibrar." (Expo Milão 2015 – Itália)
  • "Nós acreditamos que, sempre, em qualquer situação, é muito melhor o diálogo, o consenso e a construção democrática do que qualquer outro tipo de ruptura institucional."
  • "Nós convivemos com a democracia. E quem tem democracia quer sempre mais democracia."
  • "O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República."
  • "O meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável.” (Conferência do Clima – 2009)
  • "O município apresentou seu estado de emergência, está liberado. Eu fui lá em Virginópolis… Virgolândia. Ou seja, é perto de Virginópolis – eu confundo porque virgo e virgem é a mesma coisa."
  • "O presidente Lula me deixou um legado, que é cuidar do povo brasileiro. Eu vou ser a mãe do povo brasileiro."
  • "Paes é o prefeito mais feliz do mundo, que dirige a cidade mais importante do mundo e da galáxia. Por que da galáxia? Porque a galáxia é o Rio de Janeiro. A via Láctea é fichinha perto da galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito." (cerimônia de aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro)
  • "Por duas vezes vi de perto a face da morte: quando fui torturada por dias seguidos, submetida a sevícias que nos fazem duvidar da humanidade e do próprio sentido da vida; e quando uma doença grave e extremamente dolorosa poderia ter abreviado minha existência. Hoje eu só temo a morte da democracia."
  • "Porque conviver com o Aeromóvel, ali em frente do Parobé, e sabendo que se tratava duma tecnologia diferenciada, despertou, ao longo desse tempo, uma certo parentesco, eu acho, entre os moradores de Porto Alegre e o Aeromóvel. O Aeromóvel é um pouco de cada um de nós, e ele tem aquela familiaridade que as coisas com as quais você convive durante muito tempo despertam numa pessoa."
  • "Posso ter cometido erros, mas não cometi nenhum crime."
  • "Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido." (inauguração do campus da Universidade Federal de Alfenas 'Unifal')
  • "Quando acontece alguma coisa errada no meu governo, eu fico triste."
  • "Quem afasta o presidente pelo conjunto da obra é o povo e, só o povo, nas eleições."
  • "Quero dizer para vocês que, de fato, Roraima é a capital mais distante de Brasília, mas eu garanto para vocês que essa distância, para nós do Governo Federal, só existe no mapa. E aí eu me considero hoje uma roraimada, roraimada, no que prova que eu estou bem perto de vocês."
  • "Quero dizer que meu olhar não é para o PIB e para os juros, é para as pessoas."
  • "Um grande varejista uma vez disse o seguinte, disse uma coisa muito simples e de fácil entendimento, que é muito difícil para o conjunto da população ou para muitas camadas da população, comprar à vista, mas que quando se compra a prazo, tudo fica mais viável."

Comments  •  0