O que é aritmética básica em matemática?


Created on 05 Sep, 2018
Revision of 17 Mar, 2020
743 views
Maintainer:
Varieties

Aritmética Básica

Por mais estranho que a palavra soe, a aritmética na verdade descreve uma das áreas mais básicas e antigas da matemática. Quando você pensa em fazer matemática, o que geralmente aparece na sua cabeça primeiro? Provavelmente é alguma forma de adicionar ou subtrair, talvez até mesmo divisão e multiplicação. Bem, adivinhe: todas essas quatro operações matemáticas compõem a aritmética.

Esta lição fornece regras básicas de aritmética e como as 4 operações elementares se relacionam entre si.

Adição

Ao realizar a adição, você pega pelo menos dois números e os adiciona juntos:

  • Você começou com 1 maçã e depois adicionou mais 1. Agora você tem 2 maçãs.
  • Você está sozinho e 3 amigos se juntam à você. Agora há quatro amigos juntos.

Simplesmente ao adicionar dois números, você está realizando aritmética.

Existem certas regras ou propriedades que acompanham a adição:

  • Propriedade Comutativa
    Basicamente nos diz que 2 + 1 é o mesmo que 1 + 2. A ordem das parcelas numa adição não altera o resultado. De qualquer forma, a resposta é 3.

  • Propriedade Associativa
    Se você adicionar um terceiro número, não importa como agrupar os termos. Em outras palavras, (6 + 1) + 2 = (2 + 6) + 1 = (1 + 2) + 6 e assim por diante. Essa é a propriedade associativa. Você pode pensar assim: não importa qual par de números está associado, a soma permanece a mesma.

  • Identidade
    Outra propriedade importante é a propriedade de identidade. Se você adicionar 0 a qualquer número, o número permanecerá o mesmo. Se alguém não lhe der nada, você continua exatamente na mesma, certo? Funciona da mesma forma com números:

      6 + 0 = 6
      3 + 0 = 3

Como você pode imaginar, a adição é uma parte importante da aritmética.

Subtração

Digamos que você queira tentar a subtração, tirando itens de um grupo. Este é o inverso, ou oposto, da adição, e também faz parte da aritmética:

  • Você vê duas pessoas indo embora do seu grupo de 4. Agora restam 2 pessoas.
  • Perdeu 1 dessas 2 maçãs. Agora, você fica com 1.

Você acabou de fazer mais aritmética. No entanto, não pára aí. Como mencionado anteriormente, a aritmética também inclui multiplicação e divisão, duas operações que muitas pessoas acham mais difíceis que a adição e a subtração.

Multiplicação

Na multiplicação, você está basicamente contando grupos em vez de números individuais. O que exatamente isso significa? Vamos dizer que você precisa efetuar 3 multiplicado por 5, ou 3 vezes 5. Isso é como ter 3 grupos com 5 pessoas em cada grupo. Se você contasse essas pessoas uma a uma, descobriria que tem 15 no total. A multiplicação nos permite contar de maneira diferente, adicionando o número 5 a si mesmo 3 vezes, da seguinte maneira:

5 + 5 + 5 = 15

Olhando para isto desta maneira, você vê que 3 cópias do número cinco lhe dá 15. Curiosamente, 5 vezes 3 é o mesmo que 3 vezes 5, assim:

3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15

Dúvidas

Se continuar com dúvidas entre em contato pela seção de comentários abaixo para mais detalhes.


Leitura Recomendada:

Comments  •  0