Mini-Robô Aspirador de Pó: Avaliação e Testes


Created on 16 Jan, 2023
Revision of 16 Jan, 2023
0 views
Maintainer:
Angry Review

Depois de ser bombardeado com tantas propagandas e avaliações positivas dos robôs de aspirar e varrer, finalmente decidi arriscar. Pesquisei por um que fosse bem simples e barato. Encontrei o 'mini intelligent sweeping robot' (sem marca) por menos de R$80 em uma loja virtual com um mínimo de reputação:


  • Origem: China Continental
  • Potência: 5W
  • Tempo de Bateria: 1h

Note que o anúncio tem tantos exageros que os chineses merecem receber até um prêmio por tanto atrevimento. Segue os trechos mais interessantes:

  • Robô Inteligente | Alto QI | Rotina de Limpeza de Alta Cobertura
    Meu palpite é que a 'inteligência' desse robô é semelhante a daqueles brinquedos de 'bate bate', ou seja, nenhuma.
    Meta: Ao menos conseguir cobrir um cômodo pequeno e vazio.

  • Obstáculos de 2cm | Alta Mobilidade
    Passar por obstáculos de 2cm é muita coisa pra esse mini robô. Significa que ele conseguiria passar por cima, por exemplo, de chinelos e carpetes. No entanto, nem mesmo alguns modelos mais avançados (ex: rodas emborrachadas, suspensão, tração em todas as rodas, … tipo off-road) conseguem.
    Meta: Ao menos não ficar preso em rejuntes ou fiapos.

  • Bateria de Alta Duração
    Oras o anúncio diz que a bateria dura 30min oras 1h. Pra tirar a dúvida, eu mesmo fiz as contas:
    Considerando que a potência é 5W, a voltagem é 3,7~5V e a capacidade é 400mAh, então uma conta simples indica que a duração da bateria seria de 17~24min (= 60×mAh×V ÷ 1000×W).
    Meta: Funcionar por pelo menos 2 anos.

  • Alta Limpeza
    Não vejo como um motor de apenas 5W possa ter todo esse poder de sucção.
    Meta: Ao menos conseguir aspirar poeira fina e fios soltos de cabelo.

  • Alta Qualidade de Componentes
    Difícil de acreditar que um produto Chinês, sem marca e com tantos exageros na propaganda vá ter essa alta qualidade dos componentes.
    Meta: Funcionar por 2 anos sem muita dor de cabeça.

Primeiras Impressões

Comprei o mini robô no 2º semestre de 2022 e em menos de 1 mês o produto chegou em casa. A pequena embalagem felizmente continha algumas informações traduzidas pro inglês. Segue as mais interessantes:

  • Título na Embalagem: Intelligent Vacuum Cleaner (Aspirador de Pó Inteligente)
  • Nome Comercial: Sweeping Robot (Robô de Varrer)
  • Normas de Segurança: GB4706.1-2005
  • Ruído: 45db
  • Voltagem de Operação: 3,7V/400mAh
  • Tempo de Recarga: 80min
  • Duração da Bateria: 30min
  • Carregamento seguro de baixa corrente | Evitar explosão de bateria recarregável
    Uso de carregamento: para carregar com mais segurança, este produto usa carregamento de baixa corrente, a luz de carregamento não está acesa, e é totalmente carregada por 3-4 horas.
  • Anticolisão, Modo Bordas, Bateria de Longa Duração, Sucção Poderosa, Sistema de Redução de Ruído

Note que as informações do produto disponíveis na embalagem reforçam que a bateria é de 3,7V/400mAh e dura 30min. Se isso realmente estiver correto, então a potência em vez de 5W teria de ser 3W. Além disso, note o exagero das funcionalidades do produto. Sucção poderosa? Modo bordas? Duvido!

As dimensões do robô realmente são mini, sendo o diâmetro um pouco maior que de um DVD:

Dentro da caixa, além do mini robô, vem 2x escovas, 1x feltro branco, 1x cabo usb/dc e 1x velcro adesivo:

As rodinhas traseiras têm ⌀ 2cm, são de plástico duro, sem suspensão e sem tração. Além disso o clearance (ie: espaço livre entre a base do robô e o piso) é de apenas 5mm. Ou seja, não existe a menor chance dele passar por obstáculos de 2cm conforme o anúncio.

Note também que o feltro fica colado rente a base e acima do nível do piso, ou seja, praticamente não toca no piso e portanto é inútil. Além disso, ao contrário de outros modelos na mesma faixa de preço, a entrada de ar não tem saia para auxiliar na coleta do pó (menor eficiência de aspiração):


Comparação entre a entrada de ar sem saia de coleta do mini-robô e a entrada de ar com saia de coleta de um outro modelo.

O fan é do tamanho de uma tampa de garrafa pet (ie: ⌀ 1") e não tem filtro, apenas uma grelha bem delicada (parece um tela mosquiteira). A falta de filtro provavelmente deve fazer com que o interior do mini-robô acumule bastante sujeira com o tempo, tornando necessário fazer manutenção (ie: desmontar, limpar e lubrificar) com mais regularidade:

Desmontagem

A carcaça superior veio fixada na base através de 6 parafusos localizados na circunferência e facilmente removíveis. Existe o encaixe pra um eventual 7º parafuso no centro, mas pelo visto os chineses economizaram nessa:

Note que o mini robô é apenas um sistema eletromecânico simples, composto por:

  • uma bateria de 3,7V.
  • um motor elétrico acionando diretamente o fan.
  • um motor elétrico conectado a polias e engrenagens para acionar simultaneamente a tração, a direção e as escovas de varrer.

Algumas observações:

  • A conexão da fonte 5V USB pra bateria é direta, ou seja, não há nenhum circuito de proteção. Portanto, por segurança, a bateria não deveria ser de lítio.
    Adicionalmente, considerando que a bateria é de 3,7V, é estranho que ela seja carregada numa tensão de 5V. Para não danificá-la, o normal seria carregá-la entre 4,2~4,5V, dependendo obviamente do modelo.
    Ou seja, aquele papo de "recarga segura" e "prevenção de explosão" anunciada na embalagem é papo furado. Eu não deixaria esse produto recarregando na tomada sem alguém de olho.

  • Também é estranho que os motores elétricos estejam ligados diretamente tanto na bateria 3,7V quanto na fonte 5V USB. Considerando que o motor deve ter sido dimensionado pra 3,7V, então ligá-lo em 5V poderia danificá-lo.

  • Não existe nenhum circuito integrado pra processar a lógica. Portanto, o anúncio de "alto QI", "robô inteligente" e "modo borda" são falsos. Basicamente é um carrinho de bate-bate com um mini aspirador de pó embutido.

Testes

Força de Sucção

Praticamente não se sente nenhuma sucção na entrada de ar, apenas um leve deslocamento de ar. Vai ser surpreendente ver esse mini robô aspirar qualquer sujeira do piso: mesmo as mais leves e finas.

  • Farinha de trigo: Surpreendentemente conseguiu aspirar relativamente bem. Dependendo da quantidade de farinha de trigo, precisa fazer múltiplas passagens. Mas, mesmo assim, foi uma surpresa positiva.
  • Grão de arroz: Mesmo com múltiplas passagens e alguma ajuda, não conseguiu aspirar nenhum único grão.

Mesmo tendo superado as expectativas ao conseguir aspirar pelo menos a farinha de trigo, definitivamente a força de sucção do mini robô é péssima. Apenas poeira bem fina é aspirada (mesmo assim depois de várias passadas). Tufos de poeira ligeiramente mais compactados dificilmente são aspirados. Sólidos leves (ex: pequenas pedrinhas ou restos de comida) nem pensar. O anúncio de 'sucção poderosa' é caso de propagando enganosa.

Eficiência de Limpeza

Pra avaliar a eficiência em aspirar o pó de um ambiente, montei uma área de teste com aproximadamente 1,3m x 2,0m e preenchi toda a superfície com uma quantidade significativa de farinha de trigo. O mini-robô precisou de ≈2h:15min pra completar minimamente o serviço (note que as bordas e cantos continuaram sujos):


Rotina de limpeza do mini-robô numa área de 1,3x2,0m preenchida com farinha de trigo. Fotos tiradas em intervalos regulares de ≈13min (duração da bateria). Serviço realizado em ≈2h:15min.

No início, era tanta farinha de trigo que o mini-robô tinha até dificuldade de se deslocar. Gradativamente, a medida que a quantidade de farinha de trigo reduzia, ele passou a se deslocar normalmente. Basicamente a rotina dele é percorrer círculos no sentido anti-horário. Caso seja impedido por algum obstáculo, a roda de direção gira no sentido anti-horário até que ele volte a se deslocar. Esse tipo de rotina faz com que o centro seja aspirado muitas vezes a mais que as bordas e quinas. Nas bordas e quinas só mesmo dando uma ajudinha.

Além das 2h:15min mencionadas anteriormente, também foram necessários 10 pitstops pra recarregar a bateria, esvaziar o reservatório de pó e fazer uma limpeza geral. O que totalizaria mais de 30h:

A quantidade de farinha de trigo que o mini-robô aspirou no 1º pitstop foi impressionante. Assim que o tirei do chão, dava até pra senti-lo até mais pesado. Como não há um filtro, boa parte da sujeira passou pelo fan e se alojou no interior do mini-robô, deixando-o ruidoso. Assim, foi necessário abri-lo pra fazer uma limpeza interna e lubrificação. Aliás, de tempos em tempos o mini-robô fica muito ruidoso e é necessário fazer uma lubrificação.

Bateria

Inicialmente a bateria segurava uma carga de 20~25min de duração. No entanto, isso rapidamente caiu e aparentemente se estabilizou. No momento, a bateria tem uma duração entre 7~12min mais uma prorrogação de <2min quase morrendo. A recarga pode ser feita em 2hrs, mais do que isso faz pouca ou nenhuma diferença na duração de uso.

Durante a recarga, é comum ocorrer mau-contato. Provavelmente devido a baixa qualidade dos componentes. E como não há luz indicativa de que a bateria esteja de fato carregando, é comum ao final de 2hrs descobrir que a bateria não foi recarregada.

Mobilidade

Pequenas imperfeições ou detritos no piso podem fazer o mini-robô travar ou enroscar (ex: rejunte, fios de cabelo, cortina, carpete, …). Além disso, dependendo da disposição dos móveis, ele pode ficar preso numa única região do ambiente e nunca conseguir sair de lá.

Portanto, pro mini-robô ter um desempenho minimamente satisfatório, é necessário preparar o ambiente antes de soltá-lo. Mesmo assim, não espere que ele aspire todo o ambiente. Principalmente cantos e bordas não serão adequadamente aspirados.

Conclusão Final

Não Recomendado

A expectativa ao comprar esse mini-robô aspirador é que ao menos ele consiga aliviar o pó fino do dia-a-dia, de tal forma a sobrar mais tempo livre pra você (ou pra sua faxineira). No entanto, o que acho mais provável de acontecer é:

  • Você vai ganhar uma dor de cabeça a mais tendo que fazer o pitstop desse mini-robô (ex: limpeza, lubrificação, retirar cabelo enrolado na rodinha, recarga da bateria) e preparar o ambiente (ex: retirar tapetes e cadeiras, bloquear ralos e quedas, …).
  • Em troca você receberá uma faxina tão leve e incompleta, que na prática não aliviará em nada sua rotina habitual de faxina.

IMHO, um aspirador de pó portátil deve trazer resultados mais positivos do que esse mini-robô.

Comments  •  0