INSS 2008: Matemática


Created on 12 Sep, 2018
Revision of 21 Oct, 2021
21 views
Maintainer:
Concursos
Cargo: Técnico do Seguro Social - Caderno Azul
Ano: 2008
Órgão: INSS
Instituição: CESPE
Nível: Médio

Um dos indicadores de saúde comumente utilizados no Brasil é a esperança de vida ao nascer, que corresponde ao número de anos que um indivíduo vai viver, considerando-se a duração média da vida dos membros da população. O valor desse índice tem sofrido modificações substanciais no decorrer do tempo, à medida que as condições sociais melhoram e as conquistas da ciência e da tecnologia são colocadas a serviço do homem.

A julgar por estudos procedidos em achados fósseis e em sítios arqueológicos, a esperança de vida do homem pré-histórico ao nascer seria extremamente baixa, em torno de 18 anos; na Grécia e na Roma antigas, estaria entre 20 e 30 anos, pouco tendo se modificado na Idade Média e na Renascença. Mais recentemente, têm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperança de vida ao nascer. Essa situação está ilustrada no gráfico abaixo, que mostra a evolução da esperança de vida do brasileiro ao nascer, de 1940 a 2000.


M. Z. Rouquayrol e N. de Almeida Filho. In: Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003, p. 68 (com adaptações).

Com base nas informações do texto e considerando os temas a que ele se reporta, julgue os itens seguintes.

a. Se E representa a esperança de vida do brasileiro ao nascer e x representa o tempo, em anos, transcorrido desde 1940, infere-se das informações apresentadas que, para 0 ≤ x ≤ 60 ⇒ E(x) = 42x + 70,5.

b. Sabendo-se que, em 1910, a esperança de vida do brasileiro ao nascer era de 34 anos, conclui-se que o valor desse indicador aumentou em mais de 100% em 90 anos, isto é, de 1910 a 2000.

c. No Brasil, o fenômeno do aumento da esperança de vida ao nascer atinge de maneira uniforme todas as classes sociais, pois esse indicador não é influenciado pela renda familiar.

d. Se for mantida, durante o período de 2000-2020, a tendência observada, no gráfico mostrado, no período 1980-2000, a esperança de vida do brasileiro ao nascer será, em 2020, superior a 85 anos.

e. A esperança de vida ao nascer e indicadores de renda e de educação compõem o índice de desenvolvimento humano, usado para medir a qualidade de vida nos municípios e regiões brasileiras e nos diversos países do mundo.

f. O termo “Essa situação”, empregado no último período do texto, refere-se exclusivamente à informação prestada no penúltimo período.


Resolução Fácil e Rápida

a. ERRADA
Note que, pela fórmula, E(0)=70,5. No entanto, pelo gráfico, a esperança de vida em 1940 é 42,0.
Portanto, a afirmativa do item a está errada.

b. CERTA
Caso a esperança de vida de 34 anos aumentasse 100%, esta seria de 68 anos. No entanto, pelo gráfico, a esperança de vida em 2000 era de 70,5.
Portanto, de fato houve um aumento de mais de 100%.

c. ERRADA
O texto cita que o aumento na esperança de vida visto desde a pré-história está relacionado com melhorias nas condições de vida. Portanto, é razoável inferir que este indicador é influenciado pela renda familiar.

d. ERRADA
Note que de 1980 à 2000 houve um aumento inferior a 10 anos de esperança de vida. Logo, se esse mesmo aumento permanecer de 2000 à 2020, então a esperança de vida em 2020 será próxima de 80 anos (e não 85 anos).

e. CERTA
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo.

f. CERTA
O termo "Essa situação" refere-se ao trecho "Mais recentemente, têm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperança de vida ao nascer.".

Dúvidas e Comentários

  • O que você achou dessa questão? Fácil? Difícil?
  • Você também usou esse método para resolver a questão? Qual outro método você usou?
  • Deixe suas dúvidas e comentários na seção logo abaixo.

Comments  •  0