10 matemáticos negros e suas contribuições


Created on 14 Nov, 2019
Last Update on 11 Sep, 2023
5K views
Maintainer
Matematica

Os nomes a seguir representam matemáticos negros famosos, em ordem cronológica, que venceram a luta contra a discriminação e alcançaram excelência no campo da matemática.


1. Benjamin Banneker (1731-1806)

Astrônomo, Compilador de Almanaques e Defensor dos Direitos Civis
Artigo Principal: Benjamin Banneker

Benjamin Banneker era uma pessoa de vários talentos que praticamente se auto-educou em astronomia e matemática.

Aos 21 anos, construiu um relógio que batia a cada hora e que funcionou por cerca de 50 anos. Mais tarde, efetuou cálculos astronômicos e os compilou junto a diversas outras informações que, após serem validados por especialistas como um “esforço extraordinário de gênio”, foram publicados em almanaques de sucesso comercial.

Banneker também foi defensor dos direitos civis e, inclusive, trocou cartas com o então secretário de Estado, Thomas Jefferson, discutindo seu ponto de vista.

“A cor da pele não tem nenhuma ligação com a força da mente ou a capacidade intelectual.”
Benjamin Banneker


2. Charles L. Reason (1818-1893)

Primeiro Afro-Americano a ser Prof. Universitário nos EUA
Artigo Principal: Charles L. Reason

Foi o primeiro Afro-Americano a ser nomeado professor universitário nos EUA, na New York Central College, uma faculdade predominantemente branca. Charles frequentou o colégio African Free School em Nova York e, por ser uma criança prodígio em matemática, aos 14 anos começou a lecionar a matéria por lá, de onde permaneceu ao longo da vida nessa carreira de educador. Trabalhou incansavelmente para promover a educação entre os negros e até fundou a Sociedade para a Promoção da Educação entre Crianças de Cor.


3. Kelly Miller (1863-1939)

Mais conhecido por: Primeiro afro-americano a frequentar a John Hopkins University

Matemático, sociólogo, colunista, ensaísta e estudioso, Kelly Miller teve uma influência notável na vida intelectual dos afro-americanos. Quando um ministro notou as excepcionais habilidades matemáticas de Miller, ele o enviou ao Fairfield Institute, de onde ganhou uma bolsa de estudos para Howard e, mais tarde, frequentou John Hopkins para estudos de pós-graduação em matemática, física e astronomia. No entanto, quando JH aumentou a taxa de matrícula, Miller saiu e adotou uma carreira de professor em sociologia e depois prosseguiu seus estudos de matemática. Miller também foi a primeira pessoa a ensinar sociologia na Howard University.


4. Dudley Weldon Woodard (1881-1965)

Mais conhecido por: Segundo afro-americano a obter Ph.D em matemática e estabeleceu o programa de pós-graduação em matemática na Howard University

Dudley Woodard é lembrado como o segundo afro-americano a obter um doutorado em matemática pela Penn. Woodard. Teve mais conquistas do que qualquer um de seus antecessores. Ele conseguiu publicar a tese de mestrado, ‘Loci Connected with the Problem of Two Bodies’, e ensinou matemática em nível de faculdade por 20 anos. Ele também foi reitor da Howard - a universidade de maior prestígio para os americanos negros da época. Em Howard, Woodard estabeleceu um programa de pós-graduação em matemática e o aprofundou, estabelecendo uma biblioteca de matemática, aulas e seminários patrocinados - em suma, Woodard avançou a faculdade de matemática de forma constante em apenas um quarto de século. Ele é considerado como um dos maiores matemáticos negros de todos os tempos.


5. Martha Euphemia Lofton Haynes (1890–1980)

Mais conhecida por: Primeira mulher afro-americana a obter um Ph.D em Matemática

Embora ela seja lembrada como a primeira mulher negra norte-americana com doutorado em matemática em 1943, este foi apenas um trampolim na extraordinária e altamente influente carreira de Martha Haynes. Ela desempenhou um papel instrumental na mudança da face do sistema educacional do qual os negros eram frequentemente discriminados ou segregados. Por 47 anos, Haynes ensinou nas escolas públicas de Washington DC, onde também foi a primeira mulher a presidir o Conselho Escolar da DC. Haynes também atuou como presidente da Dunbar High School e do Distrito de Columbia Teachers College nos seus respectivos departamentos de matemática.


6. Elbert Frank Cox (1895-1969)

Mais conhecido por: Primeiro afro-americano a receber Ph.D em Matemática

Elbert Frank Cox é um nome que talvez nunca seja esquecido quando se fala de matemáticos negros. Em 1925, Cox se tornou o primeiro afro-americano a obter um Ph.D em matemática. Ele inspirou muitos futuros matemáticos negros e serviu uma carreira de 40 anos como professor. Ele ensinou na Howard University e na West Virginia State College. O discurso de Cox é entregue anualmente nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Matemáticos e no Fundo de Bolsas de Estudo Elbert F. Cox, usado para ajudar estudantes negros a alcançar objetivos educacionais, como forma de homenagem.


7. William Waldron Schieffelin Claytor (1908-1967)

Mais conhecido por: Terceiro afro-americano a receber um Ph.D em Matemática

Sendo o aluno mais promissor de Dudley Woodward em Howard, não é surpresa que William Calytor tenha sido recomendado para estudos adicionais na Penn. Claytor. Rapidamente ganhou uma excelente reputação em Penn, onde ganhou a Harrison Scholarship em Matemática e mais tarde a Harrison Fellowship in Mathematics - o prêmio de maior prestígio que Penn tinha a oferecer. Além disso, sua dissertação também foi bem recebida pelo corpo docente da Penn, porque aprofundou a teoria de Peano - um ramo da topologia de conjuntos de pontos. Em 1933, Claytor tornou-se o terceiro detentor de Ph.D afro-americano e ingressou no West Virginia College como membro do corpo docente. Mais tarde, em 1937, Claytor ganhou a bolsa Rosenwald para desenvolver ainda mais sua teoria sobre imutabilidade em questões relacionadas a contínuos homogêneos.


8. Marjorie Lee Browne (1914-1979)

Mais conhecido por: Terceiro afro-americano a obter um Ph.D em Matemática

Outra matemática e educadora de destaque foi Marjorie Browne, a terceira mulher negra a obter um doutorado em seu campo. Ela não apenas presidiu o Departamento de Matemática da North Carolina College, mas também foi responsável pela instalação do primeiro centro de computador digital eletrônico em uma faculdade minoritária em 1960. Browne ensinou matemática para graduação e pós-graduação e publicou quatro conjuntos de notas de aula durante esse período para outros professores usarem. Além disso, na década de 1950, Browne ganhou uma bolsa da Ford Foundation para a Universidade de Cambridge e outras bolsas para a Universidade da Califórnia e a Universidade de Columbia.


9. David Harold Blackwell (1919-2010)

Mais conhecido por: Primeiro membro do corpo docente negro da UC Berkeley e o único americano negro a ingressar na Academia Nacional de Ciências

Talvez um dos maiores matemáticos afro-americanos. Foi o primeiro (e único) candidato negro à Academia Nacional de Ciências e primeiro membro titular do corpo docente da Universidade da Califórnia, Berkeley. Blackwell também foi presidente da Sociedade Americana de Estatística e vice-presidente da Sociedade Americana de Matemática. Desenvolveu o teorema que leva seu nome: Teorema Rao-Blackwell.

10. Jesse Ernest Wilkins Jr. (1923-2011)

Mais conhecido por: Entrar na Universidade aos 13 anos

Justamente referido como o ‘gênio negro’ na mídia, esse afro-americano era um matemático, engenheiro mecânico e cientista nuclear que se tornou o aluno mais jovem de todos os tempos a entrar na Universidade de Chicago aos 13 anos. Wilkins trabalhou como colaborador do Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, escreveu vários artigos científicos, ganhou muitos prêmios, serviu em vários cargos importantes e ajudou no recrutamento de estudantes minoritários em cursos de ciências. Jesse Wilkins atuou em seus respectivos campos por 70 anos, fazendo contribuições inegáveis ​​à óptica, engenharia civil e nuclear, e na matemática pura e aplicada.



Leitura Adicional


Replies

Comments