Depois do Carnaval


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Neste ano, o Carnaval, no Brasil, e o Ano Novo Chinês coincidiram. O ano de 2024 só começou para valer em 19 de fevereiro.

A grande novidade que ninguém quer acreditar é que a safra de soja 2023-2024, no Brasil, quebrou entre 30 e 40%. Das 165 milhões de toneladas anteriormente previstas, o Brasil vai colher menos de 120 milhões de toneladas. Vai faltar soja no mundo.

A próxima chance, de recuperar os estoques de soja, só vai acontecer na safra brasileira 2024-2025, que só ocorrerá daqui a um ano. Até lá, o mundo vai ter que fazer racionamento de comida.

Para piorar as coisas, a China fez grandes especulações no mercado financeiro de commodities, para derrubar os preços da soja. O que provocou a redução das vendas brasileiras de soja no mercado internacional.

As especulações chinesas vão provocar uma forte oscilação de preços. Após os preços da soja caírem para 11,5 dólares o bushel, eles vão subir até 25 dólares. Talvez possam até passar. O que vai provocar uma onda de choque de inflação no mundo inteiro.

Os bancos centrais da Europa, dos Estados Unidos e da China vão subir a taxa de juros. O que vai provocar uma forte recessão.

A China vai descobrir logo que especular com comida é muito mais arriscado, que especular com petróleo. A produção de petróleo está mais dispersa. A produção de soja está muito concentrada na América do Sul, principalmente no Brasil. O consumo de comida é muito inelástico. É preciso subir muito o preço para derrubar o consumo.

A próxima safra norte-americana ainda nem foi plantada. Vai depender das temperaturas da primavera. Este inverno está sendo muito severo no hemisfério norte. A primavera vai ter temperaturas muito baixas. O plantio nos Estados Unidos vai atrasar.

Mesmo que a safra norte-americana seja boa, algo que parece, agora, pouco provável, ela não será suficiente para recuperar os estoques mundiais. Só uma boa safra na América Latina, principalmente no Brasil, pode trazer tranquilidade para os estoques mundiais de soja. Se acontecer, só será daqui a um ano.

Enquanto isso não ocorre, os preços da soja vão se manter nas alturas. No mundo inteiro, a inflação vai subir. Criando uma grande instabilidade econômica.

Para a América Latina vai ser muito bom. Os altos preços da soja vão incentivar grandes investimentos para aumentar a produção. O Brasil vai liderar esse processo de aumento da capacidade de produção de soja. Começando pelo aumento da área plantada na safra 2024-2025.

O Brasil tem grandes áreas de pastagens degradadas, que podem ser recuperadas para o plantio da soja. O que falta é capital. O Brasil é um país carente de capital.

O governo Lula expulsa os investidores estrangeiros, com o desequilíbrio fiscal. É só observar o esforço que o presidente Milei está fazendo na Argentina para tentar a economia argentina novamente nos eixos. Para verificar como a atração de capital é importante.

O que Lula está fazendo é destruir a economia brasileira. Só que ele não vai conseguir, por causa da sua insegurança.

Lula criou uma crise com Israel totalmente sem sentido. A ideia é criar uma crise de instabilidade no mundo. A origem está em Putin. Ele se colocou numa situação de grande fraqueza com a guerra com a Ucrânia.

A guerra está perdida. Putin tenta encobrir a sua fraqueza, criando áreas de atrito pelo mundo. Uma delas foi o ataque do Hamas a Israel, que reagiu com muita determinação. O Hamas não mais existe.

Para tentar desviar a atenção de Israel, Lula fabricou declarações totalmente descabidas, ligando as operações de Israel contra o Hamas ao holocausto. O que vai enfraquecer muito a sua situação política no Brasil e levar ao seu impeachment.

O impeachment do Lula e a explosão dos preços das commodities agrícolas vai alterar profundamente o cenário político e econômico do Brasil em poucos meses.

A receita dos agricultores vai aumentar bastante com os novos preços da soja. O superávit da Balança Comercial vai aumentar bastante. Deve passar dos 150 bilhões de dólares em 2024. O que deve atrair novos investimentos para o Brasil, principalmente para o agronegócio.

Em poucos meses, o Brasil vai estar numa posição totalmente diferente.


Replies

Comments