Retomada da Economia


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Em fevereiro de 2024 foram criados 306 mil novos empregos na economia brasileira, principalmente na área de serviços. Algo totalmente inesperado. Esse é um importante indicador, que demonstra que a economia brasileira está num ciclo de retomada de crescimento.

Alguns indicadores demonstram que a economia brasileira deve crescer novamente a uma taxa de 3% ao ano. Isso num momento em que a Europa deve crescer muito pouco, ou talvez até entre em recessão.

Os Estados Unidos estão crescendo a uma taxa de 3% ao ano, mas com uma inflação ao redor de 4% ao ano. O Banco Central dos Estados Unidos, FED, está muito indeciso com respeito ao controle da inflação. O mais provável é que ele volte a aumentar a taxa de juros e provoque uma recessão na economia norte-americana. O mercado financeiro internacional sonha o contrário. Numa redução das taxas de juros do FED.

O crescimento do Brasil contrasta com a economia dos países desenvolvidos. A Guerra Rússia x Ucrânia está desorganizando a economia da Europa. Por outro lado, reduzindo as exportações de alimentos da Rússia e da Ucrânia.

O que cria um cenário muito favorável ao crescimento das exportações de grãos do Brasil, principalmente soja e milho.

Em 2022, início da guerra, os preços das commodities subiram bastante. O que provocou um crescimento da economia brasileira. Em 2023, os preços das commodities caíram um pouco. Mas o crescimento da economia brasileira continuou em 3%. Agora, em 2024, os preços das commodities agrícolas tendem a se recuperar, por causa da quebra da safra brasileira. Vai faltar comida no mundo.

Agora, os preços das commodities agrícolas estão muito baixos. O que desincentiva os agricultores a plantarem, principalmente nos Estados Unidos. Onde o milho deixou de ser lucrativo. A soja tem uma rentabilidade positiva, mas não é muita. O que deve desincentivar o plantio lá.

O interessante é que as notícias falam de um aumento da área plantada. Isso num ano de pouca atratividade de aumentar o plantio. O que não faz o menor sentido.

O que está ocorrendo é uma grande deformação das notícias. Os países consumidores, principalmente a China, desejam que os preços das commodities agrícolas caiam ainda mais. Eles pagam para que a imprensa publique reportagens que façam previsões de uma queda dos preços.

A China faz mais, especula nos mercados financeiros das commodities agrícolas, para derrubar os preços. O que reforça os estímulos para os agricultores diminuírem a área plantada.

Com todos esses estímulos, os agricultores vão reduzir a área plantada. Só que o mercado ainda não está levando em conta que as quebras na safra sul-americana serão bem maiores do que o atualmente previsto.

Logo o mercado de commodities vai descobrir o óbvio. Vai faltar comida no mundo. Os estoques estão muito baixos, principalmente na China. Ela blefou e perdeu o jogo da propaganda.

Logo a China vai voltar ao mercado com fortes compras de commodities agrícolas. O que vai disparar os preços dos alimentos, principalmente a soja, por causa da sua alta taxa de proteína.

Com os preços altos, todo o quadro da agricultura muda radicalmente. Só que o aumento da produção agrícola demora um pouco para acontecer. Muito provavelmente a safra norte-americana de 2024 já estará plantada. O que pode aumentar mais cedo é a safra brasileira 2024-2025. Que só começa a ser plantada em setembro.

O único lugar do mundo que tem estoques significativos de soja é no Brasil. A exportação desses estoques, a um preço muito alto, vai provocar uma onda de crescimento na economia brasileira. Que já estava num ritmo de 3% ao ano. O que deve elevar o crescimento da economia brasileira acima de 5% ao ano em 2024.

Com o aumento dos preços das commodities agrícolas no mercado internacional, a comida vai ficar bem mais cara no Brasil. A classe mais pobre vai sentir na carne esse aumento dos preços. O que vai desestabilizar o governo do Lula, que já não vem vindo muito bem.

Lula sente que os seus índices de popularidade não estão muito bons. Pior, vê que eles estão caindo. A arma que tem é fazer mais propaganda, mas não está funcionando muito bem. Só que Lula não está contando com uma subida das commodities agrícolas. Para o seu governo, isso vai ser fatal. O impeachment vem logo.


Replies

Comments