Alfred Oscar Coffin

Alfred Oscar Coffin foi professor de matemática e língua românica. Escreveu obras que são consideradas por estudiosos como culturalmente relevantes. No entanto, ficou mais conhecido por ter sido o primeiro negro a obter doutorado em biologia.
Apesar de Coffin ter rompido barreiras, a cultura racista da época limitou significativamente sua carreira acadêmica assim como a de outros intelectuais negros da época.
Vida: Cronologia
- Alfred Oscar Coffin (14 mai, 1861 – ?, 1933) nasceu na pequena cidade de Pontotoc no Mississippi.
- Obteve o título de bacharel pela Universidade Fisk, instituição de ensino historicamente negra do Tennessee.
- De 1887~1888 lecionou na Universidade Agrícola e Mecânica de Alcorn.
- Obteve o título de mestrado e doutorado em biologia pela Universidade Illinois Wesleyan, se tornando o primeiro afro-americano com título de PhD em 1889.
Apesar do título de doutorado e dos destaques acadêmicos, nenhuma universidade predominantemente branca iria contratá-lo devido ao racismo inerente do século 19. - De 1889~1895 foi professor de matemática e língua românica na Universidade Wiley, onde no tempo livre pesquisou sobre as plantas nativas da região.
- De 1895~1898 voltou à Alcorn e trabalhou na área financeira da Universidade.
- De 1898~1909 foi diretor de escolas públicas no Texas e no Missouri.
- De 1910 em diante trabalhou na divulgação do músico John William Boone.
- A data e local exatos da morte de Coffin são desconhecidas.
Alfred Oscar Coffin com sua filha, Lillian Viola Coffin
Obras
Academicamente, suas realizações mais significantes foram:
-
"A origem dos Construtores de Montes", Tese de 1889
Tradução do inglês: 'The Origin of the Mound Builders'O termo "construtores de montes" corresponde a uma técnica usada pelos antigos índios para elevação do solo. Teve início em 3500 aC (site arqueológico de Watson Brake) e se estendeu até o século 16. Geograficamente, esteve presente nos grandes lagos, no rio Ohio, no rio Mississippi e seus afluentes.
Nessa tese, Coffin investigou os "construtores de montes" e traçou sua origem ao sudeste do México. -
"Terra sem chaminés, ou os atalhos do México", Livro de 1898
Tradução do inglês: 'Land Without Chimneys, Or The Byways of Mexico'Tendo viajado extensivamente pelo México, o livro é um misto entre diário de viagem, história e, por incrível que pareça, especulações sobre vínculos da antiga população local com a lendária civilização de Atlântida. Marca a primeira vez que um negro americano publicou um livro significativo sobre os latino-americanos.
Ambas obras são reconhecidas por estudiosos como sendo culturalmente relevantes.
Comments • 0