Mulheres Negras que se destacaram na Matemática


Created on 18 Sep, 2023
Last Update on 18 Sep, 2023
44 views
Maintainer
Matematica

Matemática é uma área que requer criatividade, lógica e perseverança. Também é uma área que historicamente tem sido dominada por homens brancos, que frequentemente recebem mais reconhecimento e oportunidades que seus pares de outras raças e sexo. No entanto, existem várias mulheres negras que fizeram contribuições significativas para matemática ao longo da história, superando obstáculos como racismo e sexismo para buscar suas paixões e excelência em suas carreiras. Aqui segue algumas das mais influentes matemáticas negras da história:

  • Katherine Johnson (1918-2020)
    Ela foi uma matemática Americana que trabalhou na NASA e calculou trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para diversas missões espaciais (incluindo o primeiro Americano no espaço, o primeiro Americano em órbita e o primeiro humano a pousar na Lua). Ela também foi uma pioneira no uso de computadores para cálculos matemáticos e ajudou a avançar as áreas de mecânica orbital e engenharia aeroespacial. Ela recebeu várias homenagens e prêmios por seu trabalho, incluindo a medalha presidencial de liberdade, a medalha de ouro do congresso e o prêmio Snoopy de prata. Ela também foi retratada por Taraji P. Henson como uma das protagonistas no filme de 2016 “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures).

  • Euphemia Lofton Haynes (1890-1980)
    Ela foi a primeira Afro-Americana a obter o título de doutora em matemática. Ela foi professora e presidente do departamento de matemática na faculdade Miner Teachers (posteriormente Faculdade de Professores do Distrito de Columbia) e também ensinou a Universidade de Howard. Ela era uma defensora de reforma educacional e fim da segregação em Washington, DC. Serviu como a primeira presidente negra do Distrito de Columbia no Conselho de Educação. Ela também estabeleceu um fundo de educação em matemática para apoio aos estudantes de graduação em matemática da Universidade Católica da América.

  • Evelyn Boyd Granville (1924-2023)
    Ela foi a segunda Afro-Americana a obter o título de Ph.D. em matemática. Ela trabalhou como matemática para a IBM e posteriormente para a NASA, onde desenvolveu programas de computador para analisar órbitas de satélites e rastrear missões espaciais. Ela também ensinou matemática em diversas faculdades e universidades, inclusive a Universidade de Fisk, a Universidade do Estado da Califórnia e a Faculdade do Texas. Ela foi a mentora de jovens mulheres e minorias interessadas em seguir na carreira de matemática e ciências.

  • Gloria Ford Gilmer (1928-2021)
    Foi a primeira Afro-Americana a publicar pesquisas em matemática, como co-autora num artigo nos Anais da Sociedade Americana de Matemática (Proceedings of the American Mathematical Society) e no Jornal de Matemática do Pacífico. Ela também foi uma das primeiras Afro-Americanas a obter o título de Ph.D. em educação de matemática. Ela ensinou matemática na Universidade de Marquette e na Faculdade de Spelman, onde ela fundou o Programa de Verão de Matemática para garotas ainda no colégio. Ela também foi presidente da Associação Nacional de Matemáticos e editou vários livros de etnomatemática, onde explora várias conexões entre matemática e cultura.

  • Marjorie Lee Browne (1914-1979)
    Foi uma das primeiras Afro-Americanas a receber o título de Ph.D. em matemática. Ela foi professora e presidente do departamento de matemática da Faculdade da Carolina do Norte (atualmente North Carolina Central University), onde estabeleceu um centro de computação em eletrônica digital, uma das primeiras desse tipo em faculdades para grupos minoritários. Ela também dirigiu diversos cursos para treinar professores do ginásio em matemática com o apoio da Fundação Nacional de Ciências. Ela atuou ativamente em organizações profissionais tais como a Sociedade Americana de Matemática e a Associação de Matemática da América.

Estes são apenas alguns exemplos das várias mulheres negras que fizeram realizações importantes em matemática ao longo da história. Elas serviram de inspiração para as futuras gerações de estudantes e acadêmicos devido suas coragens, dedicações e brilhantismo. Elas também enriqueceram a área de matemática com suas ideias inovadoras e novas perspectivas. Elas merecem ser reconhecidas e celebradas por suas contribuições na ciência, na sociedade e pra humanidade.


Replies

Comments