Brasil Cresce


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

O Brasil entrou numa fase de crescimento que ninguém consegue explicar. As exportações estão crescendo, isso apesar da crise na Argentina. Ela reduziu bastante as compras do Brasil. Os cortes nas despesas do governo argentino estão produzindo uma forte recessão lá.

Para contrabalançar as perdas de vendas para a Argentina, o Brasil está aumentando muito as suas vendas para a Ásia e para o Oriente Médio. A imagem de qualidade dos produtos brasileiros lá é muito forte.

Esses mercados ainda são poucos conhecidos para os exportadores brasileiros. Só a China é que importa muito do Brasil. Mas só produtos primários. Agora a pauta de comércio entre o Brasil e a China está aumentando bastante. Rotas diretas de navios entre a China e o Brasil estão sendo criadas.

A Coreia do Sul é um exemplo de altíssimos níveis de qualidade. A Coreia comprou o avião militar de transporte KC 390, da Embraer. E arquivou o desenvolvimento do seu próprio projeto de avião de transporte militar. Isso provocou uma onda de choque em toda a Ásia. Os produtos brasileiros são produtos de qualidade.

Com a crise de qualidade nos produtos da Boeing e na dificuldade de entrega na Airbus, os produtos da Embraer passam a ser uma alternativa. São produtos muito bons e estão disponíveis para entrega em prazos muito menores, do que os aviões da Airbus e da Boeing.

Antes tinham uma grande quantidade de aviões da Embraer usados disponíveis. Agora esse estoque quase acabou. O que existe para entrega, em um curto prazo, são os aviões novos.

O mercado que retomou mais rapidamente foi o mercado regional norte-americano. O velho Embraer 175 E1 é o mais demandado. Ninguém fabrica um avião que atenda esse nicho de mercado. Se as cláusulas de entrada foram flexibilizadas, para permitir um avião mais pesado, o escolhido provavelmente será o Embraer 175 E2, que já está pronto e só produzi-lo. Enquanto isso não acontece, as vendas do Embraer 175 E1 continuam.

Nenhum outro fabricante se arrisca a projetar um avião para esse segmento, em função da liderança da Embraer. Isso é que garante a sobrevivência da Embraer. Pesar das perspectivas serem boas, as vendas da série E2 ainda são pequenas.

Na área de veículos elétricos, o crescimento na produção é bem maior. Os chineses escolheram o Brasil para ser um exemplo da massificação de veículos elétricos. Eles estão fazendo grandes investimentos, para aumentar a capacidade de produção de veículos chineses no Brasil. O que provocou uma corrida de grandes investimentos no aumento da capacidade de fabricação de automóveis no Brasil, por diversas marcas. A ampliação da capacidade de produção de automóveis no Brasil vai ser muito grande.

Mas a maior revolução vai ser o aumento na capacidade de produção de álcool combustível usando o milho como matéria prima. Isso vai revolucionar o agronegócio no Brasil. Hoje as exportações de milho em grão são muito grandes. Em 2023, passaram das 50 milhões de toneladas.

Logo as exportações de milho vão diminuir bastante. E aumentar a produção e as exportações de álcool e de ração de milho (DDG). As exportações de proteína animal também vão aumentar bastante.

As exportações vão migrar de produtos primários para produtos mais elaborados, com valor agregado muito maior. Essa será a base do crescimento da economia brasileira.


Replies

Comments