Nenhum Passo


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Não vai precisar de nenhum passo a mais, as transformações já começaram. O mundo vai se transformar por inteiro. São tantas e estão tão espalhadas, que está muito difícil compreender o conjunto.

O Brasil vai parar na liderança. O aumento da produção de alimentos transformou a importância do Brasil. A quebra da safra 2023-2024, no Brasil, vai chamar a atenção do mundo inteiro. Quase ninguém sabia a importância do Brasil na produção de alimentos.

Só que a crise foi amplificada pelas especulações no mercado financeiro de commodities feitas, principalmente, pela China. Os preços ficaram artificialmente baixos por um bom tempo, dificultando a vida dos agricultores brasileiros. Muitos tiveram que vender a sua safra a um preço muito baixo.

O que provocou uma crise econômica entre os agricultores brasileiros. Entretanto, muitos conseguiram segurar a sua safra e fazer bons estoques. Com o aumento do preço dos alimentos tiveram bons lucros. O que possibilitou fazer grandes investimentos.

A especulação financeira da China acentuou a crise da quebra de safra no Brasil. Muitos agricultores quebraram. O que levou a uma concentração da produção de alimentos nos grandes agricultores e nas cooperativas. Que agora vão fazer grandes investimentos em armazenagem de alimentos. E fortalecer muito a agricultura brasileira. E tornar a agricultura brasileira mais resistente às especulações financeiras no futuro.

O Brasil já está fazendo grandes investimentos na industrialização dos grãos. Um bom exemplo é o crescimento das usinas de produção de álcool de milho. Isso vai transformar o Brasil. Usinas serão construídas em todo o Brasil. Pois se produz milho em tudo quanto é lugar do Brasil. A produção de álcool de milho aumenta o valor do milho em quatro vezes. Pois além do álcool, a usina produz ração para os animais, óleo de milho, e outros produtos.

O aumento dos preços dos alimentos vai provocar transtornos em todo o mundo. A inflação vai subir bastante, principalmente nos países mais desenvolvidos e na China. Os bancos centrais vão precisar subir os juros. Muitas empresas vão quebrar. O desemprego vai aumentar no mundo inteiro.

O forte crescimento da economia brasileira ao mesmo tempo de uma recessão mundial vai criar um grande contraste. O Brasil vai continuar crescendo no mesmo momento que muitos países encolhem, inclusive a China.

O aumento da produção de petróleo no Brasil vai ser algo a mais. Ninguém está esperando que o Brasil se transforme num grande produtor mundial de petróleo. Logo o Brasil vai aumentar a sua capacidade de refino. Pois a Rússia vai ter boa parte das suas refinarias destruídas pela guerra. Os investimentos de refino se tornaram muito atrativos, com a destruição das usinas russas.

Essa industrialização do Brasil já começou. Grandes investimentos estão sendo feitos na instalação de novas fábricas de automóveis elétricos e híbridos no Brasil. São veículos de baixo preço, pois a renda média dos brasileiros é baixa, quando comparada com a dos países desenvolvidos.

Essa industrialização tardia vai transformar profundamente a economia brasileira. O Brasil vai deixar de ser uma nação agrícola, que sempre foi, para se transformar numa nação industrializada. Uma industrialização baseada nos produtos agrícolas. O Brasil vai exportar muita energia: álcool e combustíveis de petróleo.


Replies

Comments