O passeio começa com os guias enchendo o balão com ar quente. Para isso o queimador é acionado e a válvula no topo do balão (válvula de pára-quedas) é fechada. Dessa forma, todo o ar aquecido pelo queimador fica aprisionado dentro do envelope. O queimador faz um barulho bem alto, parece até uma turbina de avião.
Quando vc menos espera já saiu do chão e ganhando altitude. Ao contrário de aviões e helicópteros, o vôo de balão é muito tranquilo. Praticamente não há turbulência e nem vento (afinal, vc está sempre na direção do vento). E, tirando o barulho do queimador, o vôo tb é bem silencioso.
A medida que o balão vai ganhando altitude, o guia vai formando um mapa mental das direções do vento. Daí, controlando a altitude do balão, ele consegue dirigir o balão com alguma precisão aos locais desejados. Nesse vôo por exemplo, o guia conseguiu seguir o rio Piracicaba e chegar no local pré-determinado de pouso com relativa tranquilidade:
Uma curiosidade é que, enquanto o balão sobrevoava zonas residenciais, os cachorros ficavam enlouquecidos. Imagine, o baita silêncio lá no alto sendo cortado pela orquestra canina lá de baixo.
Na hora do pouso idem, sendo que além dos cachorros. não é que as vaquinhas ficaram curiosas e vieram nos recepcionar tb:
Comments