Nada de Novo


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Estamos no anticlímax de um momento de grandes transformações. Parece que as coisas não vão mudar, que tudo vai ficar como antes, no Quartel de Abrantes. Nada mais falso.

Um momento de profundas transformações vai acontecer dentro de instantes. Quase ninguém está pressentindo esse momento. O ciclo passado do momento de esquerda, que começou há 40 anos, está terminando. O novo ciclo de direita está nascendo. É o momento das dores do parto e dos estertores. Os dois se juntam e fazem o ciclo da renovação.

Os sinais estão por todos os lados. É a chegada da BYD trazendo carros elétricos de qualidade a um preço bastante acessível no mercado brasileiro. Todo o mundo estava esperando a Tesla e chegou a BYD. Neste momento todo o mundo se esqueceu que a Tesla existe. As soluções para os países pobres são diferentes das dos países ricos. O mundo é feito de diferenças.

A China precisa desesperadamente das exportações de alimentos brasileiros para a sua segurança alimentar. Mas, neste momento, se comporta com uma menina de 12 anos, com o seu primeiro namorado. Joga tudo como se fosse o final de uma relação. Quando na realidade é só o começo.

A China está tentando derrubar os preços da soja no mercado internacional das commodities agrícolas. Enquanto, no Brasil, a safra 2023-2024 sofre duras quebras, que todo o mundo finge não ver.

Logo as perdas serão conhecidas e um terremoto vai atingir o mercado de commodities agrícolas.

A falta de soja vai provocar uma grande alta dos preços das commodities agrícolas, que vai provocar um aumento da inflação no mundo inteiro, principalmente nos países mais desenvolvidos e, também, na China.

Logo a China vai ter que aumentar a taxa de juros interna, para tentar controlar a inflação, que ela mesma provocou, com as suas especulações nos mercados internacionais das commodities agrícolas.

A Rússia vai implodir, por causa da uma guerra que ela mesma provocou, e que acreditava que não duraria poucas semanas.

Essas ações desastrosas, provocadas por governos totalmente despreparados, vão transformar o mundo. Disparada, a pior ação foi o início da Guerra Rússia x Ucrânia. Poucos, muito poucos, poderiam imaginar o que Putin poderia fazer. O que Putin fez foi suicídio.

A China criou uma onda de inflação no mundo desenvolvido, com as suas especulações no mercado financeiro de commodities agrícolas. Com isso, instabilizou o seu próprio mercado financeiro, provocando uma forte recessão na China. Na próxima vez vai ser muito mais cuidadosa nas suas especulações nos mercados internacionais.

O Brasil vai balançar conforme essas ondas atingem o Brasil. A primeira vai ser o aumento dos preços das commodities agrícolas. Os preços dos alimentos vão aumentar rapidamente. Pegando todo o mundo desprevenido. O que vai acelerar o processo de impeachment do Lula. Os pobres vão chiar por estarem pagando alimentos mais caros.

A esquerda vai espernear, dizendo que não tem nada a ver com o aumento dos preços dos alimentos. Só que a credibilidade do governo Lula é muito baixa. Ninguém vai acreditar nele.

A todo o momento só estava preocupado em aumentar os impostos. Agora a conta chegou. Lula vai fingir que não está sabendo de nada. Que a culpa é dos agricultores gananciosos, que querem esfolar o povo. Que os agricultores devem vender parte da sua produção aos mais pobres abaixo do preço de mercado. E por aí vai. Sempre tentando encontrar uma desculpa. Esse é o Lula que conhecemos, que nunca sabe de nada e tem solução para tudo.

Com a implosão da Rússia, os suprimentos de commodities vão ficar muito instáveis. Os preços dos adubos também vão subir bastante. O Brasil importa 85% dos adubos que consome. Vai descobrir que terá que aumentar a sua produção interna. Uma grande novidade.

De balanço em balanço, o Brasil vai avançando.


Replies

Comments