A Guerra Chegou em Moscou


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Quando Putin invadiu a Ucrânia, em 22 de fevereiro de 2022, ninguém poderia imaginar as consequências. O mundo mudou.

Foi o final de um ciclo, que tinha começado com a queda do Muro de Berlin em 1989. E teve como continuidade a queda da União Soviética em 1991. Agora é o início de outro ciclo, o final do comunismo no mundo.

O que Putin queria era voltar ao tempo do grande poder da Rússia dos czares. Ele sonhava em ser um czar. Deu no que deu. A Rússia vai se fragmentar mais uma vez. Em 1981 foi a queda da União Soviética, que nasceu após a Revolução de 1917.

Agora, partes da Rússia querem se libertar de Putin. Sentiram a sua fraqueza e fizeram um ataque terrorista em Moscou. Logo outras partes da Rússia também vão iniciar guerras de libertação de Moscou. A Rússia vai virar um campo de batalha. O que vai facilitar a Ucrânia na sua guerra de libertação.

Agora, Putin está lutando em duas frentes. A guerra contra a Ucrânia e a guerra contra os separatistas. Começou a fragmentação do território russo, construído ao longo dos séculos.

Putin nem podia imaginar as consequências do seu ato de 22 de fevereiro de 2022. Ele invadiu a Ucrânia pensando que seria uma guerra de poucos dias, talvez algumas semanas. Mas deu tudo errado.

Logo percebeu que os ucranianos estavam preparados para enfrentar uma invasão russa. E que eles estariam determinados a lutar por sua liberdade, com as armas que tinham. Os ucranianos conseguiram adivinhar a estratégia dos russos. Não foram pegos desprevenidos.

As primeiras vitórias ucranianas animaram a Europa e os Estados Unidos a enviarem ajuda para a Ucrânia, principalmente armas. A guerra tomou outra dimensão. As derrotas da Rússia foram catastróficas. A Rússia mudou de estratégia. Reduziu bastante o campo de batalha e concentrou a guerra no Sul da Ucrânia. O ponto estratégico passou a defender a Criméia e os territórios ucranianos conquistados na guerra de 2014.

No primeiro ano da guerra, a Ucrânia conquistou algumas vitórias significativas. Os russos recuaram e construíram linhas de defesa mais resistentes. No segundo ano, a guerra se transformou em pequenas batalhas de desgastes. Ucrânia e Rússia intensificaram a luta com drones e mísseis.

A Ucrânia passou a atacar o território russo. Ambos os países estão tentando destruir a infraestrutura do outro. A prioridade dos ucranianos é destruir as refinarias russas. As exportações de petróleo e combustíveis são uma fonte significativa de recursos financeiros para os russos. O Brasil importa muito óleo diesel e adubos da Rússia.

Agora a Guerra Rússia x Ucrânia passou a ser um item decisivo na eleição para presidente dos Estados Unidos. Biden quer que a Ucrânia derrote a Rússia bem perto das eleições, que serão em 5 novembro de 2024. Não vai poupar esforços para ajudar os ucranianos.


Replies

Comments