Cientistas Negros que Influenciaram a Sociedade


Created on 18 Sep, 2023
Last Update on 18 Sep, 2023
21 views
Maintainer
Matematica

Cientistas negros fizeram contribuições significantes em diversas áreas da ciências, tais como: física, química, biologia, medicina, engenharia e matemática. Apesar de terem sido vítimas históricas e sistêmicas de racismo, discriminação e opressão, eles conseguiram superar várias barreiras e desafios para atingir excelência e inovação em suas pesquisas e invenções. Alguns dos mais influentes cientistas negros da história são:

  • George Washington Carver (1864-1943)
    Foi um botânico e inventor que desenvolveu métodos de rotação da plantação e recuperação do solo. Ele também descobriu diversas utilidades para o amendoim, a soja e a batata-doce.

  • Charles R. Drew (1904-1950)
    Foi um cirurgião e pesquisador em medicina que foi o pioneiro na área de transfusões sanguíneas. Ele estabeleceu o primeiro banco de sangue dos Estados Unidos e o primeiro programa de plasma sanguíneo na Grã-Bretanha. Ele também lutou contra a discriminação racial nas doações de sangue.

  • Mae Jemison (1956-presente)
    Ela foi engenheira, médica e astronauta. Foi a primeira mulher negra a viajar pro espaço em 1992. Ela também fundou uma empresa que desenvolve tecnologias para assistência médica e educação em países em desenvolvimento.

  • Percy L. Julian (1899-1975)
    Ele foi um químico e empreendedor que sintetizou vários compostos importantes a partir de plantas, tais como: cortisona, progesterona e fisostigmina. Ele também desenvolveu uma espuma anti-chama que salvou várias vidas na 2a Guerra Mundial.

  • Alice Ball (1892-1916)
    Ela foi uma química que desenvolveu o primeiro tratamento efetivo contra hanseníase. Ela extraiu um composto de óleos da árvore chaulmoogra que podia ser injetado nos pacientes. Seu trabalho foi reconhecido pelo governado do Havaí, que declarou um dia em sua homenagem.

  • Gladys West (1930-presente)
    Ela é uma matemática que contribuiu no desenvolvimento do sistema global de posicionamento (GPS). Ela trabalhou no Centro de Guerra de Superfície da Marinha, onde ela realizou diversos cálculos complexos e analisou os dados dos satélites.

  • Charles Henry Turner (1867-1923)
    Ele foi um biologista, neurologista e psicologista que estudou o comportamento e a cognição dos animais. Ele foi o primeiro a provar que insetos podem ouvir, aprender por tentativa e erro, e usar pistas visuais e olfativas para achar comida. Ele publicou mais de 70 artigos científicos ao longo da vida.

Estes são só alguns exemplos dos diversos cientistas negros que tiveram impactos significantes na ciência e na sociedade.


Replies

Comments