O que é ser um Ancap?

Ancap é a abreviação de Anarcocapitalismo, Anarcocapitalista ou variações.
Anarcocapitalismo é uma filosofia política que considera que a legitimidade das interações sociais depende apenas do princípio de não-agressão (PNA). E que, partindo apenas desse princípio, é possível concluir através da lógica quais regimes políticos e econômicos são moralmente aceitáveis. Embora essas conclusões ainda estejam em debate, algumas já são bem aceitas:
-
Pró Livre Mercado
As transações voluntárias estabelecidas entre indivíduos, se não agredirem terceiros, não fere o PNA e portanto são válidas e legítimas. Não cabe a outros grupos impedí-las ou regulá-las. -
Anti Moeda Fiduciária
Atualmente os bancos centrais detém o monopólio da oferta monetária através de mecanismos de coerção do estado. Isso fere o PNA e, portanto, os bancos centrais não têm legitimidade pra estabelecer tal monopólio.
Cada banco deveria ter o direito de escolher sua própria moeda, reserva e meio circulante. Se isto levar a uma economia com múltiplas moedas em circulação, não há problema: o livre mercado é eficiente o suficiente pra escolher o melhor pra si. -
Ineficiência do Planejamento Central
O planejamento central não consegue reunir todas as informações dispersas em centenas de milhares de indivíduos de uma sociedade a fim de tomar uma decisão eficiente. Adicionalmente, também não possui um mecanismo adequado de incentivo e punição para motivá-lo a tomar a decisão mais eficiente pro indivíduo em detrimento aos próprios interesses pessoais.
Além disso, no planejamento central está implícito que haverá interferência em transações voluntárias e, portanto, fere o PNA. -
Anti Estado
O Estado detém o monopólio da violência não porque os indivíduos lhe tenham delegado tal atribuição voluntariamente, mas sim porque conquistou tal monopólio através da força. Isso fere o PNA e, portanto, o Estado não tem legitimidade.
Dentre os vários slogans que expressam esse sentimento, o mais famoso é: "Imposto é roubo!"
Dessa forma, um indivíduo Ancap tipicamente é mais interessado que a média por política, economia, filosofia, história, finanças, lógica, dentre outras.
Comments • 0