Guerra Rússia x Ucrânia


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Depois de dois anos da Guerra Rússia x Ucrânia o mundo mudou. O que era para ser um conflito regional de poucas semanas, se tornou um catalisador de grandes transformações mundiais.

A Rússia se mostrou um tigre de papel. Era só propaganda. E continua sendo só propaganda. A principal arma dos russos continua sendo gente. A cultura russa dá pouco valor à vida, principalmente a humana. É uma cultura extremamente materialista. Putin criou a guerra contra a Ucrânia para construir o sonho da volta da União Soviética. Vai levar a Rússia à destruição, à fragmentação.

Putin é o último czar da velha Rússia. Se comporta como a União Soviética nunca tivesse existido. Todo o poder se concentra nele. Na Rússia atual, não existe mais nada do que ele. Nem o partido comunista existe mais. Só um czar velho ao estilo russo.

Para os norte-americanos , a Guerra Rússia x Ucrânia virou o principal item da campanha eleitoral para presidente. Biden leva a guerra em banho-maria para que a vitória ucraniana aconteça bem perto das eleições. Com isso espera ganhar as eleições. Provavelmente vai conseguir. Os norte-americanos amam os presidentes que ganham guerras. Isso já vem da época de Lincoln. Não vai ser diferente dessa vez.

A União Europeia estava se esfarelando antes da guerra. A saída da Inglaterra da Comunidade Econômica Europeia era mau exemplo. Logo a Inglaterra estará implorando de joelhos para voltar, com uma esposa adúltera. Vai ser readmitida, mas sem os privilégios que tinha. Vai se tornar um país de terceira categoria. Um menino de recados dos Estados Unidos.

Vários países do leste europeu vão entrar para a Comunidade, agora com o desmonte da Rússia. Um novo padrão de vida vai nascer na região antes dominada pelo comunismo.

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai renascer com a entrada de novos países e absorção de novas tecnologias militares. Os Estados Unidos vão perder o seu monopólio de armamentos. A Suécia vai trazer uma nova visão de armamentos, que foram projetados para vencer a Rússia. O principal inimigo será a China.

O Brasil será um grande beneficiado da guerra. Rússia e Ucrânia são dois grandes produtores de grãos. Com a guerra a produção caiu bastante. Mesmo após o término da guerra, a produção de alimentos dos dois países não voltará a se recuperar rapidamente. O Brasil vai recuperar o vazio deixado.

Com a guerra, os preços dos alimentos aumentaram bastante. Com o aumento da produção de soja do Brasil, a China viu a oportunidade de derrubar os preços das commodities agrícolas através de especulações no mercado financeiro. Ela sabia das dificuldades de armazenamento do Brasil.

Com a queda dos preços da soja em 2023, o Brasil reduziu as suas exportações, esperando uma melhora dos preços. A China sabia que o Brasil tinha grandes estoques de passagem e a previsão era de uma grande safra em 2023-2024.

Só que ninguém estava prevendo uma grande quebra da safra brasileira. Até o momento, o mercado internacional de commodities está indeciso, sobre o tamanho das quebras na safra sul-americana. A China continua apostando na derrubada dos preços das commodities agrícolas. Mas está indecisa, como todo o mundo.

Logo o mundo vai descobrir que vai faltar comida no mundo e os preços das commodities agrícolas vão disparar. O Brasil vai ser o grande beneficiado. Pois é o país que mais rapidamente pode aumentar a produção de alimentos no mundo. A próxima safra só começa a ser plantada em setembro. Até lá, dá tempo de se preparar bem.


Replies

Comments