Subida do Dólar


Created on 02 Apr, 2024
Last Update on 02 Apr, 2024
Maintainer
pior_naum_fica

Nos últimos dias, o dólar está se valorizando no Brasil. Um movimento muito estranho, num momento de pico da comercialização da safra brasileira.

A primeira hipótese é a saída dos investidores estrangeiros do mercado brasileiro. Mas não faz sentido. Grandes investidores estão vindo para o Brasil. Os fabricantes de veículos estão aumentando suas fábricas no Brasil. Movimento liderado pelos chineses.

Eles escolheram o Brasil para aumentar as vendas de automóveis elétricos. O mercado brasileiro está um pouco atrasado. Aqui os preços dos carros elétricos assustam. Além disso, a rede de pontos de carregamento de automóveis elétricos ainda é muito pequena.

Lula no governo cria nos chineses uma grande atração, para fazerem grandes investimentos. O mercado automobilístico brasileiro é dominado por marcas estrangeiras. Os chineses viram uma rara oportunidade de liderar as vendas no mercado brasileiro, com a massificação dos veículos elétricos.

Esse movimento chinês criou uma onda de investimentos no Brasil. Todos os fabricantes de automóveis estão fazendo grandes investimentos em novas fábricas no Brasil.

Esse movimento de investimentos no mercado automobilístico brasileiro, cria uma onda de euforia, que atrai outros investimentos. Como não fosse o suficiente, o superávit da Balança Comercial está num amplo crescimento. Ninguém estava esperando um superávit de 100 bilhões de dólares em 2023.

No primeiro bimestre de 2024, o superávit está com um crescimento de 50% com relação a 2023. Tudo leva a crer que o superávit da Balança Comercial em 2024 vai ter um grande crescimento. Uma previsão de um superávit de 150 bilhões de dólares é bastante razoável.

Neste cenário, uma fuga de dólares do Brasil parece ser algo muito estranho. Deve ter um outro motivo para a saída dos dólares do Brasil.

Esse motivo é a Argentina. Lá o dólar está se desvalorizando. Ou seja, o peso está se valorizando em relação ao dólar. Além disso, as taxas de juros pagas pelo Banco Central Argentino estão em 80% ao ano. Ao redor de 6% ao mês. O que cria uma taxa extremamente atraente para os especuladores brasileiros.

Rentabilidade acima de 6% ao mês em dólar é um negócio da China. Para obter essa rentabilidade é preciso acreditar nos planos econômicos do Milei. Os primeiros resultados de superávit das contas do governo argentino se mostram muito esperançosos.

A safra 2023-2024, que vai começar a ser colhida em abril, se mostra muito promissora. As exportações dessa safra devem render um bom volume de dólares para a Argentina. O que reforça uma desvalorização do dólar na Argentina no primeiro semestre. Se isso ocorrer, a rentabilidade das especulações na Argentina pode render mais de 10% em dólar ao mês. Um rendimento incrível.

Investidores brasileiros e estrangeiros que têm capital no Brasil estão tirando os seus recursos do Brasil e indo fazer investimentos especulativos na Argentina. Esses enormes ganhos logo vão cair. Pois os próprios argentinos logo vão perceber que ter reservas em dólar é algo que leva a grandes perdas nesse novo ambiente bancário na Argentina.

Como entrar e sair do Brasil está muito fácil. O capital especulativo está saindo do Brasil e indo para a Argentina. Os investidores brasileiros têm uma longa tradição de fazerem investimentos muito arriscados na Argentina. Desta vez não será nada diferente.

Essa chegada de dólares será muito bem recebida pelo governo Milei. Pois ela é totalmente inesperada. Milei é nativo do mercado financeiro mundial. Foi economista chefe do HSBC na Argentina. Conhece bem os jogos do mercado financeiro internacional. Vai apoiar essa onda especulativa, pois ela vai aumentar as reservas em dólar do Banco Central da Argentina neste momento de incerteza.

O que vai fortalecer a sua luta contra o Congresso Argentino, para a aprovação das reformas que tanto deseja fazer na Argentina.

Os valores de dólar que estão saindo do Brasil e indo para a Argentina são muito pequenos, com relação às reservas do Banco Central do Brasil, que se aproximam dos 400 bilhões de dólares. O superávit da Balança Comercial Brasileira de 150 bilhões de dólares, em 2024, é algo que traz muita estabilidade ao mercado especulativo de dólares no Brasil.

Essa liderança brasileira no mercado financeiro na América Latina traz uma grande estabilidade econômica para a região. Algo que deixa os investidores estrangeiros, que não conhecem muito bem a região, muito intrigados. Parece que o mercado financeiro na América Latina está acordando, com a queda dos governos de esquerda. A troca de governo na Argentina é só o primeiro passo.


Replies

Comments