O que significa alfabetização matemática?


Created on 03 Sep, 2018
Revision of 11 Jan, 2020
742 views
Maintainer:
Varieties

O processo de alfabetização é bastante conhecido. Primeiro aprendemos sons, depois letras, depois como as letras e os sons fazem as palavras ... e ao longo do caminho aprendemos o que tudo isso significa e como dar sentido à nossa linguagem escrita.

As habilidades de alfabetização são muito importantes na escola (e na vida): quanto mais fortes as habilidades de compreensão de leitura dos alunos, maiores suas chances de alcançar o sucesso acadêmico.

Por outro lado, o processo de se tornar letrado em matemática é menos conhecido, o que é lamentável, porque é igualmente importante para o sucesso dos alunos.

O que é Alfabetização Matemática?

Além da alfabetização convencional em línguas, a alfabetização em matemática (também conhecida como numeracia) é o segundo passo fundamental para todos os alunos. Consiste na capacidade de resolver problemas, raciocinar e analisar informações. Tipicamente, tais problemas envolvem a capacidade de manipular números para se resolver problemas práticos do mundo real. Exigindo assim, o desenvolvimento da capacidade de compreender a linguagem da matemática (ex: soma, subtração ...).

Quando os alunos se tornam alfabetizados em matemática?

Os alunos podem ser considerados alfabetizados em matemática quando conseguem usar com confiança e eficácia os conceitos básicos, e reconhecem como usar tal habilidade na resolução de problemas. Dessa forma, um estudante não tem como ser alfabetizado em matemática enquanto não conhecer os fundamentos da adição, subtração, multiplicação e divisão. Sendo que, se um aluno não dominar frações até o final da 5ª série, há grandes chances dele encontrar dificuldades no ensino médio e além.

Infelizmente, alguns alunos do ensino médio estão se formando sem nem mesmo dominar as habilidades básicas, como multiplicação e divisão. Se os alunos são fracos nos conceitos básicos, as chances deles aprenderem conceitos mais complexos são despresíveis. No entanto, quando os alunos são fluentes em operações básicas, eles liberam seus cérebros para resolver problemas, raciocinar e analisar de maneira mais eficaz.

A numeracia é composta de vários conceitos que levam anos para serem entendidos e poderem ser usados de forma eficaz. Além disso, só na adolescência, que o cérebro atinge maturidade suficiente para compreender certos conceitos abstratos de lógica e razão que são necessários para o domínio da matemática.

Quais são os desafios comuns ao desenvolvimento da alfabetização em matemática?

Os alunos geralmente lutam na interpretação do enunciado dos problemas. Embora eles até consigam ler corretamente as palavras, têm muita dificuldade em realmente entender o que está sendo pedido. E, mesmo quando conseguem entender, têm muita dificuldade em fazer o modelamento matemático adequado - principalmente quando o problema vai além de um raciocínio aditivo simples.

Matemática requer pensamento abstrato e, às vezes, é uma transição difícil para os alunos.

Alguma dica para melhorar as habilidades de alfabetização em matemática?

Nunca é tarde demais para desenvolver habilidades matemáticas ou revisar os conceitos básicos. Quanto melhor os conceitos básicos - adição, subtração, divisão, multiplicação e frações - forem compreendidos, mais fácil se torna a matemática.

Quanto mais cedo os estudantes sanarem suas lacunas de habilidades matemáticas, maior a chance de se tornarem alfabetizados em matemática.

Os alunos precisam parar de pensar em matemática como algo que eles só usarão em sala de aula.

A matemática está em toda parte e é usada na vida cotidiana, desde a culinária até a ginástica, decoração de casa, paisagismo, enfermagem, direção, até mesmo arte. O que é ciência da computação? Matemática. O que é criatividade? Matemática.

Muitas vezes, a falta de confiança e/ou motivação atrapalha os alunos a alcançar a alfabetização em matemática.

É muito importante que os alunos tenham experiências positivas com matemática desde cedo, com muitas oportunidades para alcançar o sucesso. Sentir-se capaz e competente é um bom caminho para alcançar a alfabetização em matemática.

Alguns alunos não vêem o valor de se tornarem alfabetizados em matemática, perguntando “Quando é que vou usar isso?” Se os alunos receberem exemplos reais de como a matemática é usada em nossas vidas diárias, isso pode motivá-los a fazer o esforço necessário para se tornar letrado em matemática.

Dúvidas

Se continuar com dúvidas entre em contato pela seção de comentários abaixo para mais detalhes.


Leitura Recomendada:

Comments  •  2